segunda-feira, 27 de junho de 2016

O que aprendemos procurando destinar pilhas corretamente?

pilha descarte

Nosso primeiro desafio constava em colocar pilhas em um local apropriado e achamos que teve uma boa repercussão! Algumas pessoas nos procuraram para questionar sobre o tema, pedir conselhos e também nos passar informações. 

Então, o que aprendemos procurando destinar pilhas e baterias para o descarte correto?

Descobrimos chocadas que por algum motivo, os papa-pilhas estão sendo removidos de alguns pontos, dificultando o acesso da população ao descarte correto, e colocando em risco o ambiente. Fica complicado para o cidadão, em não havendo ponto de coleta, fazê-lo. Isso vale inclusive para a maioria dos materiais que podem ser reciclados. Algumas pessoas nos procuraram por morarem em cidades pequenas e perceberem que não havia pontos de coleta. Sugerimos e incentivamos que essas pessoas possam fazer isso no local de trabalho ou estudo e posteriormente tentar destinar para uma cidade maior, por conta própria mesmo.

Sim, muitas vezes temos que puxar um pouco a responsabilidade para nós. A lei diz que as empresas são responsáveis por reciclar e destinar o lixo proveniente de pilhas e baterias. E talvez por uma frágil fiscalização, isso tem sido negado a população. Há portanto, em nossa opinião, duas saídas, que dividimos aqui na esperança em motivar vocês a serem atores do processo de mudança. Afinal, esse é o nosso grande ideal aqui, estimular a crítica, a iniciativa e a cidadania, sob a ótica da sustentabilidade. Cola com a gente que é sucesso!

1. Crie um grupo que se responsabilize em juntar essas pilhas em sua região. Pode ser na empresa que trabalha, associação, escola. Um ponto de referência no seu bairro ou para a cidade. Para que depois em uma ida a uma cidade maior (no caso das cidades pequenas) ou local com coletor isso possa ser depositado. Há ainda empresas que compram esse tipo de lixo. O valor é quase simbólico, mas ao menos está sendo destinado corretamente.

2. Se sua cidade não tem ou você percebeu que os coletores sumiram, cobre dos vereadores e prefeitos! Não sei que cabe aqui uma ação civil no ministério público, mas se não há pontos de coleta, o estado deve cobrar das empresas que cumpram sua parte. Olho aberto para seus direitos!
Se você não tem disponibilidade a isso tudo, mande ao menos um mail para o seu vereador cobrando algum posicionamento. Todos nós somos responsáveis pelo nosso planeta!



Dá trabalho? Dá! Ninguém quer te iludir! Mas podemos dizer que vale a pena sentir-se protagonista da mudança. Fazer a sua parte é essencial! E na certeza que não estais sozinho, vamos juntos!

Se você perdeu esse desafio, não tem problema, sempre é tempo de começar! Seguem os links relativos a esse desafio pra você conferir o que rolou: Facebook - Desafio 01 - descarte pilhas corretamente - Página Econectando
Blog Econectando - Aquela velha bateria, vamos nos livrar hoje?
Youtube - Canal Econectando - Como testar pilhas
 
Esperamos que tenham gostado do desafio, e que realmente torne-se um hábito. Aguardamos vocês nos próximos desafios, com mais compartilhamentos e cada vez mais interação! Para isso sempre fique de olho em nossa página ou assine-a além de curtir, assim recebe todas nossas novidades.

Econectados sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário