quarta-feira, 22 de junho de 2016

Aquela velha bateria, vamos nos livrar hoje?


bateria

Aquela velha bateria, vamos nos livrar hoje?

Vocês já se questionaram sobre o quão perigoso podem ser os resíduos gerados por uma sociedade cada vez mais ligada aos eletrônicos? Qual o risco para nós humanos e para a saúde do ambiente do qual dependemos?

Muitas vezes jogamos pilhas e baterias no lixo comum sem pensar ou saber que está colocando em risco a própria saúde. Imagino que muitos de vocês nem se questionem tanto sobre isso. É provável que a maioria das pessoas joga no lixo comum sem pensar duas vezes. O que não é nada bom. Imagine que baterias e pilhas (recarregáveis ou não) são feitas de metais como Zinco, Manganês, Níquel, Lítio e Cádmio. Todos esses componentes não devem ser descartados no lixo comum que vai para aterros sanitários, isso considerando que seu município possui uma coleta e destinação minimamente adequada de lixo! Nesses locais não há tratamento específico e a desintegração desse material pode contaminar o solo e as águas subterrâneas (sabe a água que vem do poço? Pois bem!).

Uma única pilha alcalina pode contaminar até 175 mil litros de água!


Você poderia se perguntar se existe algum tipo de pilha que  seria mais sustentável. Mas é sempre difícil responder. Ambas possuem metais pesados. Embora s pilhas descartáveis tem menor teor de Mercúrio usamos em maior quantidade, enquanto as recarregáveis que tem uma vida mais longa, contém Níquel e Cádmio e são mais agressivas ao ambiente.

No Brasil, a legislação prevê que as empresas que produzam pilhas e baterias devem se responsabilizar pela coleta e tratamento desses produtos. Acontece que, para essa logística de tratamento funcionar, devemos enquanto consumidores colaborar com a coleta e cobrar que as empresas fabricantes cumpram seu papel e tratar o resíduo! Nossa co-participação e responsabilidade é tão lei quanto a destinação adequada!

Então aí vai nosso primeiro desafio: Que tal passar a descartar de maneira correta pilhas e baterias?

Se você tem aí uma pilha solitária que falhou no controle remoto e tá pensando “ah! Vou lá não sei onde só pra jogar uma pilha?” a gente tem uma ideia! Que tal guardar por um tempo (sugestão: usar a garrafa pet) até juntar o suficiente?

Mas não esqueça as pilhas, com o tempo elas podem vazar e até pegar fogo!

E que tal desafiar seus amigos a fazerem o mesmo? Na sua escola, faculdade, no seu trabalho, no seu grupo de amigos ou grupo religioso, na sua rua, no seu condomínio. Você pode marcar um dia para fazer essa coleta e fazer esse descarte ou deixar um recipiente disponível para que todos façam o descarte. Sempre que estiver com uma boa quantidade, faça o descarte.

Queremos ver vocês fazendo isso! Mandem fotos mostrando como você fez lá para nossa página no Facebook - Econectando, marcando fotos suas com uma das nossas hashtags (#ecodesafio1 #ecodesafio #econectanto #econectado) ou enviando por e-mail (eeconect@gmail.com). Adoraríamos ver sua criatividade entrando em ação!



E pra ajudar você a cumprir esse desafio aí vão alguns links para facilitar a vida de quem não sabe onde destinar:

Em Recife - http://terraagua.webnode.com/ - Empresa que faz não só coleta de baterias e pilhas mas também de celulares e eletrônicos. Podem entrar em contacto com a empresa que eles te ajudarão da melhor forma.

No Brasil inteiro
http://www.sustentabilidade.philips.com.br/responsabilidade-ambiental/pilhas-e-baterias.htm - a Philips mantém um programa de recolhimento de pilhas e baterias. No link há um mapa interativo onde você pode encontrar o ponto de recolhimento mais próximo da sua residência.

http://www.ecycle.com.br/ - Portal de reciclagem que funciona de maneira prática e maravilhosa, você seleciona o que quer descartar e o CEP e pronto, ele te indica os pontos mais próximos de sua casa.

Sabe um local na sua cidade? Comenta la no post do facebook e ajude alguém da sua cidade a encontrar a destinação!! Contribua assim: [NOME DA CIDADE] [PILHAS e ou BATERIAS] e informe o local. Vamos nos conectar!!!

#ecodesafio1 #ecodesafio #sustentabilidade #descartepilha #econectanto #econectado

ps. Não sabe se a pilha está boa ou ruim? Você pode testar se suas pilhas tem carga também de uma maneira bem simples como mostramos aqui http://econectando.blogspot.pt/2016/06/como-testar-pilhas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário