Já passamos em nosso país por momentos onde isso ficou bem evidente. Os períodos de seca, de racionamento de água sempre trazem o tema à tona! Ou, infelizmente quando ocorrem desastres ambientais como o de Mariana-MG (que acabou com um rio inteiro).
A água potável é cara e limitada.
Apesar de ser considerado um recurso natural renovável, mas bastante limitado para uso humano, já que nós demandamos água potável e doce. E essas fontes são, além de naturalmente, escassas cada vez mais degradadas. Pensa aqui junto comigo, qual a última vez que você viu um rio limpo e livre de poluição de origem antrópica?
As águas circulam de modo contínuo, mas ela de encontra mais ou menos disponível por muitos fatores, entre eles pela gestão que fazemos do meio ambiente. É o que chamamos de ciclo da água (se você
O ciclo da água controla a disponibilidade da água e, o ser humano influencia no ciclo da água através da gestão dos recursos naturais.
Essa semana queremos estimular a reflexão sobre o uso consciente da água nas nossas casas. Vamos começar de casa, ok?!
Podemos refletir e agir em diversas frentes e níveis, ou seja, desde a construção da casa até o uso no cotidiano. Vamos conferir algumas dicas e propostas de uso racional e eficiente da água em casa.
- Na construção: Se você ainda está construindo uma casa, atente bastante para o desperdício de água durante o processo.
- Use tonéis para armazenar água para a construção. Isso evita que torneiras fiquem abertas por esquecimento na realização de alguma atividade.
- Reflita sobre implantação de encanamento para água cinza, que nada mais é do que um sistema para reuso da água que sai da lavagem de roupa, banho e pias. Dá para fazer reusos simples como usar água cinza para aguar plantas e hortas, ou mesmo usos mais complexos com sistema de filtro para uso em privadas, lavagem de pisos externos, além dos já citados. Já é lei em algumas cidades, e certamente é o futuro para utilização da água.
- Faça um sistema de aproveitamento da água da chuva, o que pode te ajudar a economizar muito no futuro e evitar perrengues em tempos de escassez.
- Use arejadores nas torneiras, eles regulam a vazão e usa-se menos água.
- Opte por privadas com caixa acoplada, preferencialmente das que tem sistema econômico com dois tipos de descarga.
- Evite banhos longos, e feche a torneira enquanto estiver aplicando shampoo ou ensaboando o corpo.
- Ao escovar os dentes, fazer a barba ou lavar a louça, feche a torneira enquanto não precisa efetivamente da água. Deixar a torneira aberta escorrendo água pelo ralo não é nada sustentável e nem econômico.
- Ainda sobre lavar louça, jogue todo o resto de comida no lixo, antes de por na pia. Deixe a louça de molho com detergente, assim usará menos água na lavagem.
- Não lave calçadas. Boa parte das sujeiras em áreas de circulação se resolvem com uma boa varrida.
- Feche bem as torneiras, não deixe gotejando e esteja atento a vazamentos d'água.
- Use regador ao invés de mangueira para molhar as plantas.
- Ao usar máquina de lavar roupas, prefira sempre usar com capacidade máxima. Ou seja, junte a roupa suja até que tenha suficiente para um ciclo.
- Não jogue óleo na pia! Separe em garrafas para ser descartado depois (ótima ideia para um desafio não?).
- Sempre que possível seque a roupa ao sol, creia, isso também contribui para o ciclo da água.
- Se você mora em uma região fria ou tem o hábito de tomar banho quente, experimente ter um recipiente próximo ao chuveiro para captar aquela água que jorra até que a temperatura ~ideal~ seja alcançada. Essa água você pode usar para tudo posteriormente! Juro que vais se impressionar com o volume que jogamos fora!
Facebook: Econectando
Youtube: Econectando
Nenhum comentário:
Postar um comentário