domingo, 21 de junho de 2015

Bioconstrução



Desde que comprei um terreno, minha única posse realmente minha na vida, tenho lido bastante coisa sobre Bioconstrução. Cheguei a me inscrever num curso de Permacultura, já que é um dos tópicos abordados, mas o curso foi adiado, então sigo me informando e juntando material, por que não compartilhar?

 Penso em fazer uma série de posts meio como tutoriais, divididos por tema. Nesse post vamos dar uma geral no que é Bioconstrução e nos métodos. Mais para frente falo sobre cada método, e sempre que tiver alguma novidade (depois do curso quem sabe) vou colocando aqui.



Fonte: pontagrossa.pr.gov.br

Bioconstrução é um termo que se refere a métodos de construção onde se pretende impactar o ambiente o mínimo possível. As vezes as pessoas confundem, achando que é simplesmente fazer uma casa de madeira ou mesmo poupando árvores do terreno. Isso pode ser um ponto da bioconstrução, mas não é o único fator. Se a casa de madeira tiver madeira proveniente de mata, ou não houver reflorestamento, não de sustentabilidade que estamos falando de certeza. Poupar derrubada de árvores do terreno onde se objetiva construir é uma boa forma de começar, mas precisamos de mais.

Fonte: ctarvoredavida.com.br

Infelizmente a bioconstrução ainda sofre muito com a desinformação das pessoas sobre as técnicas o que acaba levando a preconceitos. Mas os fatos são que é uma construção barata, de baixo impacto, que pode ser feita em pouco tempo e não é mais "fraca" que as construções hoje consideradas comuns. A bioconstrução se baseia no conhecimento empírico sobre construção. As edificações, ao longo da história da humanidade foram feitas com essas técnicas ou com técnicas semelhantes. O concreto e o cimento não são essenciais.

Como esse post é uma introdução ao tema a princípio dividirei em: escolha do terreno, escolhendo o local de construção, técnicas de construção, design de interiores, e outros métodos de sustentabilidade na casa. Usarei esses temas como marcadores para facilitar a visualização dos textos.

Temos ainda no mundo e no Brasil um déficit de moradia, e a bioconstrução é um caminho. Vamos trocando ideias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário